sábado, 29 de dezembro de 2007

Eu Te Amo em 80 Línguas

Diga "Eu te Amo" em 80 línguas diferentes. Ótimo para quem quer inovar ao dizer a, quem sabe, mais bonita frase da vida para alguém especial! Lembramos que estamos reproduzindo o arquivo original em inglês com algumas explicações necessárias já em português.Abaixo, segue a lista completa:


Afrikaans - Ek het jou lief
Albanian - Te dua
Arabic - Ana behibak (para o homem)
Arabic - Ana behibek (para a mulher)
Armenian - Yes kez sirumen
Bambara - M'bi fe
Belarusian - Ya tabe kahayu
Bisaya - Nahigugma ako kanimo
Bulgarian - Obicham te
Cambodian - Soro lahn nhee ah
Cantonese Chinese - Ngo oiy ney a
Catalan - T'estimo
Cheyenne - Ne mohotatse
Chichewa - Ndimakukonda
Corsican - Ti tengu caru (para o homem)
Creol - Mi aime jou
Croatian - Volim te
Czech - Miluji te
Danish - Jeg Elsker Dig
Dutch - Ik hou van jou
English - I love you
Esperanto - Mi amas vin
Estonian - Ma armastan sind
Ethiopian - Afgreki'
Faroese - Eg elski teg
Farsi - Doset daram
Filipino - Mahal kita
Finnish - Minä rakastan sinua
French - Je t'aime, Je t'adore
Gaelic - Ta gra agam ort
Georgian - Mikvarhar
German - Ich liebe dich
Greek - S'agapo
Gujarati - Hoo thunay prem karoo choo
Hiligaynon - Palangga ko ikaw
Hawaiian - Aloha wau ia oi
Hebrew - Ani ohev otah (para a mulher)
Hebrew - Ani ohev et otha (para o homem)
Hiligaynon - Guina higugma ko ikaw
Hindi - Hum Tumhe Pyar Karte hae
Hmong - Kuv hlub koj
Hopi - Nu' umi unangwa'ta
Hungarian - Szeretlek
Icelandic - Eg elska tig
Ilonggo - Palangga ko ikaw
Indonesian - Saya cinta padamu
Inuit - Negligevapse
Irish - Taim i' ngra leat
Italian - Ti amo
Japanese - Aishiteru
Kannada - Naanu ninna preetisuttene
Kapampangan - Kaluguran daka
Kiswahili - Nakupenda
Korean - Sarang Heyo
Latin - Te amo
Latvian - Es tevi miilu
Lebanese - Bahibak
Lithuanian - Tave myliu
Malay - Saya cintakan mu / Aku cinta padamu
Malayalam - Njan Ninne Premikunnu
Mandarin Chinese - Wo ai ni
Mohawk - Kanbhik
Moroccan - Ana moajaba bik
Nahuatl - Ni mits neki
Navaho - Ayor anosh'ni
Norwegian - Jeg Elsker Deg
Pangasinan - Inaru Taka
Papiamento - Mi ta stimabo
Persian - Doo-set daaram
Pig Latin - Iay ovlay ouyay
Polish - Kocham Ciebie
Portuguese - Eu te amo
Romanian - Te ubesk
Russian - Ya tebya liubliu
Scot Gaelic - Tha gra\dh agam ort
Serbian - Volim te
Setswana - Ke a go rata
Sign Language (linguagem dos sinais) - ,/,,/ (representa nessa posição o significado de "Eu te Amo"
Sindhi - Maa tokhe pyar kendo ahyan
Sioux - Techihhila
Slovak - Lu`bim ta
Slovenian - Ljubim te
Spanish - Te quiero / Te amo
Swahili - Ninapenda wewe
Swedish - Jag älskar dig
Swiss-German - Ich lieb Di
Tagalog - Mahal kita
Taiwanese - Wa ga ei li
Tahitian - Ua Here Vau Ia Oe
Tamil - Nan unnai kathalikaraen
Telugu - Nenu ninnu premistunnanu
Thai - Chan rak khun (para o homem)
Thai - Phom rak khun (para a mulher)
Turkish - Seni Seviyorum
Ukrainian - Ya tebe kahayu
Urdu - mai aap say pyaar karta hoo
Vietnamese - Anh ye^u em (para a mulher)
Vietnamese - Em ye^u anh (para o homem)
Welsh - 'Rwy'n dy garu di
Yiddish - Ikh hob dikh lib
Yoruba - Mo ni fe e
Zulu - Ndiyathanda

sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

10 Dicas para você conquistar um grande amor

1º Faça sua própria sorte

Há mais chances de você ganhar na loteria do que um grande amor bater à sua porta. Portanto, arrume o que fazer, tenha novos interesses e saia de casa. Aceite convites dos amigos. Saiba que os “príncipes” ou as “princesas” podem estar onde e quando menos esperamos, em qualquer lugar, por mais bizarro que ele possa parecer. Portanto, esteja receptivo e seja sempre, acima de tudo, você mesmo.

2º Sorria

O sorriso abre portas na mente e no coração das pessoas. Sendo ou não um modelo de beleza ditado pela mídia, você tem os elementos principais da conquista: os olhos e o sorriso. O sorriso
é um dos pontos mais favoráveis quando o que se quer é atrair uma pessoa. Uma pesquisa realizada na Universidade da Califórnia demonstrou que as pessoas que sorriem mais têm maiores oportunidades de emprego, são mais bem-sucedidas e realizadas e se relacionam mais freqüentemente e com maior êxito do que as pessoas sisudas e com expressão de descontentamento.

3º Olhe nos olhos

Não tenha medo de olhar nos olhos, principalmente nos da pessoa a quem você deseja atrair e encantar. Os olhos são, como dizem os poetas, a janela da alma. Eu arriscaria dizer que eles são a porta! Se você quer realmente conhecer uma pessoa, a porta de entrada são os olhos dela. Todos os nossos sentimentos ficam estampados no olhar. É através dele que expressamos o nosso mundo.

4º Relaxe e libere seu corpo

É bastante comum – e até uma atitude inconsciente – nos “defendermos” de uma pessoa que acabamos de conhecer, por mais que ela nos interesse. Não tenha vergonha de se expressar com gestos, sorrisos e, acima de tudo, espontaneidade. Procure ser o mais natural possível, permitindo dessa maneira que até seus pensamentos e seu raciocínio fluam mais naturalmente.

5º Ouça o que o outro tem a dizer

Seu trabalho, seu carro, sua vida familiar e seu egoísmo não são afrodisíacos. Tente manter um diálogo equilibrado, sabendo falar e, principalmente, ouvir. Nada desestimula mais uma pessoa do que ter a impressão de que saiu com uma “matraca”. O velho e bom ditado nos lembra: “Temos dois ouvidos e apenas uma boca”. É como dizer que nossa capacidade de ouvir deve ser duas vezes maior que nossa capacidade de falar, embora também seja fundamental falar!

6º Pense positivo

O pensamento negativo nunca leva à ação positiva. Mude sua maneira de pensar e mudará sua sorte. Experimente parar de reclamar e notará grande diferença à sua volta. Se você acredita em si mesmo e aposta nos seus potenciais, na sua raridade e na sua capacidade de fazer diferente, certamente vai aumentar seu magnetismo e atrair e envolver as pessoas antes mesmo de se dar conta disso.

7º Não seja indiscreto

Vá com calma, pois a maioria das mulheres – e, por incrível que pareça, dos homens também – ainda se assusta com as investidas arrebatadoras e surpreendentes num primeiro momento. É verdade que o toque quebra o gelo e estabelece uma ponte entre as pessoas. Mas lembre-se de que a discrição é um atributo escasso e bastante valorizado.

8º Cuide-se

Há até bem pouco tempo, esta seria uma dica para as mulheres, mas os tempos mudaram e as mulheres também preferem homens que se cuidam. Quanto às mulheres, acredito que quando uma mulher não se cuida, é como se ela abandonasse seu papel de musa, de deusa do amor. Ao contrário, quando ela se empenha em realçar seus pontos fortes e em se cuidar é sinal de que possui auto-estima, o que aguça a curiosidade e o interesse do outro.

9º Elogie

Saiba ver o que ninguém vê e perceber o que ninguém percebe. Elogie, pois o elogio transforma o coração. Todos nós gostamos de ser elogiados e reconhecidos por nossas qualidades e por nossas atitudes positivas. Os elogios são estímulos para novas gentilezas e aguçam o desejo de fazer melhor, de fazer bem. Elogie sempre, todos os dias, ainda que determinadas atitudes sejam absolutamente corriqueiras.

10º Aceite o “não” como resposta

Lembre-se sempre do óbvio matemático: nas estatísticas, a resposta não ocupa 50% das possibilidades. Saiba que depois de cada não que você recebe da vida, você se torna mais experiente e melhor! Procure refletir sobre o que o levou a receber esse não. O segredo é estar atento para que suas investidas se tornem cada vez mais adequadas e, assim, irresistíveis. Lembre-se sempre de uma importante regra: seja verdadeiro, diga apenas o que realmente está sentindo. Não iluda, não faça promessas que não está disposto a cumprir apenas para conseguir o que quer naquele momento. Respeite e preserve o outro, pois cada um de nós é a metade de alguém e você certamente gostaria que a sua metade fosse preservada até que vocês se encontrassem, não é?

quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

Formatação de Trabalhos segundo a ABNT

Disponibilizamos nesta página uma série de especificações de ordem técnica sobre os passos para a elaboração de um Trabalho Científico.Muito longe de ser a palavra final sobre o assunto, é preciso salientar a importância de que o aluno atente sempre para as indicações prestadas pelo seu Orientador do trabalho ou pela Instituição de Ensino, uma vez que não há uma uniformidade inquestionável quanto ao modelo ideal de apresentação técnica de trabalhos científicos.O padrão oficial seguido no Brasil é o que aqui se divulga, buscando demonstrar, embora, como já referido, sem a pretensão de esgotar o estudo das normas técnicas, passo a passo, como se deve proceder para formatar em seu computador o trabalho científico a partir das regras da ABNT.A digitação (ou a datilografia) será feita em uma face apenas do papel (ofício), que deve ter o tamanho A4, ou seja, 29,7 x 21 cm (297mm x 210mm), em espaço um e meio e impresso, de preferência, na cor preta. O tamanho da fonte (pitch) que recomenda a norma ABNT é 12 para o corpo do texto e 10 para as citações longas e notas de rodapé (NBR 14724:2001), podendo que haja uma certa oscilação entre 11 e 14, conforme o tipo de letra escolhido pelo aluno, o quanto mais próximo possível do tamanho indicado.Não há nas normas da ABNT uma definição exata quanto ao tipo de letra que se deve usar na confecção do trabalho científico, ou seja, não há rigor quanto a isso, por se tratar de uma recomendação, não de uma obrigação.Recomenda-se que o aluno utilize as fontes Arial, ou Times New Roman, de preferência, entre outras possíveis (Bookman Old Style, Courier new, Garamond, Tahoma, etc), desde que não haja oposição por parte do Orientador do trabalho ou da Instituição de Ensino.Breves definiçõesMONOGRAFIA é o documento composto de uma parte ou de um número de partes preestabelecido que se complementam (NBR 6023:2000).PROJETO DE PESQUISA é o tipo de documento que apresenta um plano prévio ao desenvolvimento do trabalho até seu final. Não possui capítulos, sendo composto de folha de rosto, sumário e do projeto propriamente dito, com numeração seqüencial única.TESE é o documento resultante de um trabalho de cunho experimental ou a exposição de um estudo científico de tema único e bem delimitado, devendo ser confeccionado a partir de investigação original, sob a coordenação de um Orientador (um Doutor), buscando a titulação de Doutor ou similar (NBR 14724:2001).DISSERTAÇÃO é o documento que contém o resultado de um trabalho experimental ou de uma exposição de estudo científico de tema único e bem delimitado na sua extensão, visando a reunião, a análise e a pertinente interpretação de informações. Deve evidenciar o conhecimento do aluno a respeito da literatura existente sobre o tema e sua capacidade de sistematização. É feita sob a coordenação de um orientador (um Doutor), buscando a titulação de Mestre (NBR 14724:2001).TRABALHO ACADÊMICO (Trabalho de Conclusão de Curso, Trabalho de Graduação Interdisciplinar, etc) é o documento representativo do resultado de um estudo, que expresse conhecimento sobre o assunto escolhido, que tem obrigatoriamente que desprender-se da disciplina ou curso em andamento, sob a coordenação de um orientador.RELATÓRIO DE ESTÁGIO é o documento que apresenta o relato completo e objetivo do período de estágio cumprido pelo aluno em atendimento a exigência da Instituição de Ensino, contendo as experiências, os programas desenvolvidos e os objetivos propostos e alcançados, as observações técnicas e outras informações exigidas.Para configurar todas as páginas:1) vá em Editar/Selecionar tudo2) entre em Arquivo/Configurar página/Margens, alterando como segue:superior: 3/ esquerda: 3 ; inferior: 2 /direita: 2 ; medianiz: 0cabeçalho: 1,25 /rodapé: 1,25; aplicar: no documento inteiro; margens espelho;3) em Tamanho do papel alterar para: A4; retrato;aplicar: no documento inteiro;
4) em Layout alterar para: início de seção: contínua alinhamento vertical: superior aplicar: no documento inteiro* O alinhamento da margem direita não é de caráter obrigatório, conforme aparece no último parágrafo do modelo (em cinza).* Não se pode utilizar nenhum tipo de tapa-margem (alinhamento forçado do tipo barra,travessão, etc).* Pode-se usar o alinhamento feito pelo computador (expansão automática da linha), desde que resulte visualmente aceitável (NBR 14724:2001).ModeloPara configurar o Título1) coloque o cursor na frente da primeira palavra do título
2) entre em Formatar/Estilo
3) no campo escrito Lista, selecione: Estilos definidos pelo usuário
4) selecione: Novo
5) no campo escrito Nome, escreva: TÍTULO ABNT
6) no campo escrito Baseado em, selecione: Normal
7) no campo escrito Tipo de Estilo, selecione: Parágrafo
8) no campo escrito Estilos Para Parágrafo Seguinte, selecione: Normal
9) selecione:
Formatar/Fonte: Arial; negrito 12; Caixa Alta OK ;
Em Parágrafo, Recuos e Espaçamentos: alinhamento: centralizado
recuo esquerdo: 0; recuo direito: 0; especial: nenhum ; espaçamento antes: 168
espaçamento depois: 60; controle de linhas órfãs/viúvas
10)OK; Adicionar ao modelo; Atualizar automaticamente
11) OK
12) Aplicar* O título na página que não recebe numeração (Sumário, Resumo, Introdução, Capítulo, Conclusão, Referências) deve estar a 8 cm da borda superior da página, com alinhamento centralizado.Esses títulos devem estar separados do ponto onde começa o texto por três espaços duplos.* Se a página for configurada com 2 centímetros na parte superior, então o ítem espaçamento antes deve estar marcado com o valor 144.* O título que for numerado, também deve estar a 8 cm da borda superior, embora deva ficaralinhado à esquerda. A separação do numeral quanto ao título deve ser de apenas um espaço(conforme aparece demonstrado no exemplo acima - em cinza). Esses títulos devem estarseparados do ponto onde começa o texto por uma linha em branco.* O tamanho da fonte utilizada no título deve ser o mesmo tamanho da fonte utilizada no corpo do texto.ModeloPara configurar o Subtítulo:1) coloque o cursor na frente da primeira palavra do título;
2) entre em Formatar/Estilo;
3) no campo escrito Lista, selecione: Estilos definidos pelo usuário;
4) selecione: Novo;
5) no campo escrito Nome, escreva: SUBTÍTULO ABNT;
6) no campo escrito Baseado em, selecione: Normal;
7) no campo escrito Tipo de Estilo, selecione: Parágrafo;
8) no campo escrito Estilos Para Parágrafo Seguinte, selecione: TEXTO ABNT;
9) selecione: Formatar/Fonte: Arial negrito 12 OK
Em Parágrafo, Recuos e Espaçamentos: alinhamento: esquerdo
recuo esquerdo: 0 recuo direito: 0
especial: nenhum espaçamento antes: 12 espaçamento depois: 12
Adicionar ao modelo
Atualizar automaticamente ;
11) OK;
12) Aplicar;ModeloPara configurar o parágrafo:1) coloque o cursor na frente da primeira palavra do parágrafo;
2) entre em Formatar/Estilo;
3) no campo escrito Lista, selecione: Estilos definidos pelo usuário;
4) selecione: Novo;
5) no campo escrito Nome, escreva: TEXTO ABNT;
6) no campo escrito Baseado em, selecione: Normal;
7) no campo escrito Tipo de Estilo, selecione: Parágrafo;
8) no campo escrito Estilos Para Parágrafo Seguinte, selecione: TEXTO ABNT;
9) selecione: Formatar/Fonte: Arial 12
OK
Em Parágrafo, Recuos e Espaçamentos: alinhamento: justificado
recuo esquerdo: 0 recuo direito: 0
especial: 1ª linha, por 0,7 espaçamento antes: 0 espaçamento depois: 0
entre linhas: duplo;
10) OK
Adicionar ao modelo
Atualizar automaticamente;
11) OK;
12) Aplicar;* O espaço padrão entre as linhas do texto deve ser espaço duplo, enquanto que a separação dos parágrafos deve ser correspondente a uma linha em branco.ModeloPara configurar a citação:1) coloque o cursor na frente da primeira palavra do parágrafo;
2) entre em Formatar/Estilo;
3) no campo escrito Lista, selecione: Estilos definidos pelo usuário;
4) selecione: Novo;
5) no campo escrito Nome, escreva: CITAÇÃO ABNT;
6) no campo escrito Baseado em, selecione: Normal;
7) no campo escrito Tipo de Estilo, selecione: Parágrafo;
8) no campo escrito Estilos Para Parágrafo Seguinte, selecione: Normal;
9) selecione: Formatar/Fonte: Arial 10 OK Em Parágrafo, Recuos e Espaçamentos: alinhamento: justificado recuo esquerdo: 4 cmrecuo direito: 0 especial: nenhum espaçamento antes: 12 espaçamento depois: 12entre linhas: simples;
10) OK;Adicionar ao modelo;
Atualizar automaticamente;
11) OK;
12) Aplicar;* A indicação acima é para ser utilizada na formatação da citação direta longa - aquela comtamanho maior do que três linhas.Exemplo:No entender de Freire:Há uma relação entre a alegria necessária à atividade educativa e a esperança. A esperança de que professor e alunos juntos podemos aprender, ensinar, inquietar-nos, produzir e juntos igualmente resistir aos obstáculos à nossa alegria (1998, p. 80).Ou:... no entender do autor:Há uma relação entre a alegria necessária à atividade educativa e a esperança. A esperança de que professor e alunos juntos podemos aprender, ensinar, inquietar-nos, produzir e juntos igualmente resistir aos obstáculos à nossa alegria (FREIRE, 1998, p. 80).* A citação direta curta (ou breve) - aquela com tamanho de até três linhas deve estar entre aspas duplas, no corpo do texto, em itálico, respeitando o mesmo tamanho de fonte (arial 12). As aspas simples serão usadas quando se quiser fazer uma citação dentro da citação original.Exemplo:No entender de Freire (1998., p. 80): "Há uma relação entre a alegria necessária à atividade educativa e a esperança. A esperança de que professor e alunos juntos podemos aprender, ensinar, inquietar-nos, produzir e juntos igualmente resistir aos obstáculos à nossa alegria".Ou:... no entender do autor: "Há uma relação entre a alegria necessária à atividade educativa e a esperança. A esperança de que professor e alunos juntos podemos aprender, ensinar, inquietar-nos, produzir e juntos igualmente resistir aos obstáculos à nossa alegria" (FREIRE, 1998, p. 80).* A citação indireta ou livre é aquela em que se expressa com nossos próprios termos o pensamento do autor citado. Deve-se indicar o nome do autor (em letras minúsculas, se aparecer dentro do próprio texto e em letras maiúsculas, se entre parênteses) e o ano da publicação da obra referida.ModeloPara configurar referências bibliográficas:1) coloque o cursor na frente da primeira palavra da primeira bibliografia;
2) entre em Formatar/Estilo;
3) no campo escrito Lista, selecione: Estilos definidos pelo usuário;
4) selecione: Novo;
5) no campo escrito Nome, escreva: REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA ABNT;
6) no campo escrito Baseado em, selecione: Normal;
7) no campo escrito Tipo de Estilo, selecione: Parágrafo;
8) no campo escrito Estilos Para Parágrafo Seguinte, selecione: REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA; ABNT;
9) selecione: Formatar/Fonte: Arial 12 OK Em Parágrafo, Recuos e Espaçamentos: alinhamento: esquerdo recuo esquerdo: 0recuo direito: 0 especial: nenhum espaçamento antes: 12 espaçamento depois: 12entre linhas: simples ;
10) OK;Adicionar ao modelo;
Atualizar automaticamente;
11) OK;
12) Aplicar;Modelo Para adicionar nota de rodapé/nota de fim:1) coloque o cursor na frente da primeira palavra da primeira bibliografia;
2) entre em Inserir/Notas;
3) no campo escrito Inserir, selecione: Notas de rodapé/Opções ou Notas de fim;
4) no campo escrito Posicionar, selecione: No fim da página;
5) no campo escrito Formato do Número, selecione: 1, 2, 3...;
6) no campo escrito Iniciar em, selecione: 1;
7) no campo escrito Numeração, selecione: Reiniciar a cada seção;
8) Formate em fonte arial, normal, 10, seguindo formatação da página de texto;PaginaçãoTodos os tipos de trabalho devem ter as suas páginas numeradas, obedecendo a uma seqüência cronológica, devendo o número indicador da página respectiva estar localizado no canto superior direito da folha, já desde a primeira página de texto (naquelas páginas onde não apareça nenhum título), a exatos 2 centímetros das respectivas bordas, escrito em algarismos arábicos.Para adicionar a linha pontilhada ao sumário:1) colocar o cursor no final da última letra da última palavra da linha;
2) entrar em Formatar/Tabulação;
3) no campo escrito Marca de Tabulação, escreva: 14,5;
4) no campo escrito Tabulação Padrão, selecione: 1,25;
5) no campo escrito Alinhamento, selecione: Direito;
6) no campo escrito Preenchimento, selecione: 2 (se quiser os pontos mais grossos, selecione: 3);
7) Ok;
8) deixar o cursor após a última letra da última palavra em cada linha do sumário e apertar a tecla TAB;
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS1 FURASTÉ, Pedro Augusto. Normas Técnicas para o Trabalho Científico. Explicitação das Normas da ABNT. 11 ed. Porto Alegre : s.n., 2002.2 THUMS, Jorge. Orientações para o Trabalho Acadêmico. Canoas : ULBRA, 1999.

terça-feira, 25 de dezembro de 2007

Dicas para enriquecer o aprendizado!

Ações complementares para antes, durante e depois de uma sessão de dedicação.

Você certamente faz algumas coisas quando está se dedicando a aprender algo. Se é material de leitura, lê, relê, repete, faz perguntas, resume, desenha diagramas, memoriza. Se envolve alguma habilidade, pratica seguindo um roteiro ou imitando alguém, como na dança, ou visualiza. O aprendizado pode também envolver um processo de tentativa-e-feedback, isto é, tentar fazer, observar o resultado e ajustar até sair como você quer ou como acha que deve ser. Ou seja, você aplica alguma estratégia que visa diretamente o aprender.
Combinar estratégias com a principal pode facilitar a obtenção e multiplicar o rendimento e a qualidade dos resultados, tanto que já fazemos isso em alguma medida. Há pessoas que estudam ouvindo música. Uma meditação pode incluir uma música suave, silêncio, meia-luz e incenso. Até a postura, como você bem deve saber, pode influenciar nos resultados.
Vamos descrever aqui estratégias variadas que apoiam o processo de aprendizado, no sentido de facilitar, acelerar, suavizar e tornar mais eficiente, eficaz ou agradável. Você pode incorporar todas ou nenhuma, aplicar uma em um dia e outra noutro dia. Pode ser até que já aplique alguma, conscientemente ou não; mais importante é você testá-las e ver o que faz diferença para você.
Antes
1) Prepare o seu ambiente - Quando decidir que é hora, antecipe o que vai precisar e deixe tudo à mão: livros, anotações, dicionário. Se usa computador, abra os arquivos que julga que serão necessários ou úteis. Se quiser, pegue também copo d'água ou de suco e batata frita. Outras opções são avisar todo mundo do que vai fazer e tirar o telefone do gancho. O objetivo aqui é montar um ambiente que permita o máximo possível de foco e concentração.
2) Ative sua motivação - Diga para si para que serve o que vai fazer em seguida. Ative a lembrança dos motivos que o levaram a assumir o compromisso do qual decorre a atividade a seguir. O que você vai obter ao final? E o que isso lhe trará? Imagine por um momento que já está obtendo benefícios de sua dedicação.
3) Ative seus conhecimentos - Faça perguntas a si mesmo sobre o assunto. O que já aprendi sobre isto? Que experiências e práticas já tive? Em que já usei este material ou parte dele? O quanto já progredi? O quanto sabia antes, e quanto sei agora? Não é preciso esforço, as perguntas já induzem a resposta, você apenas fica esperando o efeito.
Você pode repassar o material, apenas olhando um ou outro tópico, assim com quem não quer nada. Pode também fazer coisas simples para "aquecer", como operações matemáticas com números de 5 dígitos, por exemplo, para temas que envolvem raciocínio. Se o tema for canto, você pode fazer um brainstorm de sons, isto é, emitir sons aleatoriamente por algum tempo. Se for dança, o aquecimento pode ser repassar os passos básicos.
4) Ative suas atitudes - De que maneira quer se dedicar? Expresse as atitudes que gostaria de manter durante a sessão. Sugestões: "estar concentrado", "focar o melhor possível no objetivo", "desligar-me de tudo que não estiver relacionado", "com amor", "ligado", "com a maior objetividade". Neste ponto você pode se programar também sobre como vai lidar com interrupções, como telefone, irmãos ou o que for. Com paciência? Com tolerância?
Não se preocupe se vai ou não agir conforme determinou; a sua declaração de intenção é a mobilizadora de recursos. Apenas expresse e vá para o próximo passo.
Durante
5) Defina sua intenção imediata - Declare verbal ou mentalmente o que pretende para o próximo segmento de estudo. Nem sempre é possível ser muito específico, faça o melhor possível. Você vai estudar um capítulo? Praticar uma seqüência? Decida quanto tempo irá dedicar minimamente (depois você pode tomar outra decisão). Para esta etapa, você pode consultar os seus PPPs (próximos pequenos passos) definidos na sessão prévia (veja abaixo a seção Depois). Ajuste-os se for o caso, para incorporar novas e melhores idéias.
6) Solte-se - De vez em quando, relaxe na postura, isto é, solte seu corpo ou partes dele o quanto for possível. Como está sua testa agora? E seus ombros?
7) Faça pausas - Após algum segmento de dedicação, faça uma pausa com a intenção de permitir ao seu sistema a absorção e a incorporação do novo material. Enquanto isso, você descansa, em caráter remediativo ou preventivo. Uma pesquisa mostrou que o aprendizado é maior no início e no final de um período delimitado de dedicação (D. Gordon e J. Vos, em Revolucionando o Aprendizado, Makron).
8) Interrupções - Por mais que não queiramos, podem ocorrer interrupções. Se isso ocorrer, após decidir verificar e antes de desviar-se, registre o ponto de retorno, o que fará quando voltar. Pode ser um capítulo, um exercício, um movimento. O registro pode ser tão simples quanto um lápis na página correta, uma anotação ou uma imagem mental.
Depois
9) Verifique o progresso - Avalie o rendimento da sessão. Se usou alguma das estratégias sugeridas, veja se dá para saber se foi útil ou não, se vai praticar uma outra vez para avaliar melhor. Se concluir que não progrediu muito, é um momento de reavaliar as estratégias de aprendizado, e talvez decidir fazer mudanças, talvez pesquisar um pouco sobre o que existe que você talvez não conheça.
10) PPPs - defina e registre os Próximos Pequenos Passos a serem dados no assunto. Estes têm uma importância especial: definir PPPs é garantir que você pode se desligar do assunto tranquilamente; se esquecer, já tem as ligações para retomar do ponto onde parou. Se você já ficou pensando em algo por medo de esquecer, sabe avaliar a utilidade desta alternativa.
11) Reconheça - Separe um minuto para fazer o auto-reconhecimento: procure algo de bom no que fez, como ter-se dedicado, ter aprendido um pouco mais, estar mais próximo do objetivo, ter tido disciplina, o que quer que você encontre de bom e positivo. Para cada um, procure o prazer e a satisfação que lhe proporciona. Usufrua, isto é, dedique-se a ficar sentindo cada prazer ou emoção prazerosa por alguns segundos.
12) Guarde as coisas - No final, retorne o ambiente ao seu estado normal, guardando materiais, fechando programas e limpando eventuais resíduos da atividade. O objetivo aqui é mais do que organização: você está enviando uma mensagem ao seu cérebro de que a sessão está encerrada, você vai fazer outra coisa e quer se concentrar devidamente nessa outra coisa, seja o que for.
13) Faça uma transição adequada - Quando nos dedicamos com intensidade a algo, há a possibilidade de que representações mentais e até emoções fiquem ativas, independentemente da nossa vontade, mesmo quando não estamos nos dedicando e queremos fazer outra coisa. Assim, antes de fazer essa outra coisa, e se julgar necessário, execute algumas ações para "quebrar o estado". Em geral são coisas prazerosas: tomar um banho, lanchar, até beber algo gostoso pode funcionar. Também pode ser uma atividade física, como exercícios, alongamentos e caminhadas, ou deitar-se por alguns minutos e simplesmente relaxar, como já fiz e já vi outras pessoas fazerem. Outra possibilidade é acessar algum site interessante, como de humor, por exemplo. O importante é você achar algo que funcione para mudar o estado em no máximo alguns minutos.

Dicas de como falar em público!

REGRAS PARA SUPERAR O MEDO E A
TIMIDEZ DE FALAR

1- Administrar as inibições;
2- Estruturar-se mentalmente;
3- Motivar-se;
4- Analisar cuidadosamente o tema;
5- Fixar objetivos;
6- Organizar as etapas da exposição;
7- Adequar a linguagem ao público alvo;
8- Utilizar a empatia;
9- Criar zona de confiança;
10- Estabelecer sintonia;
11- Estar atualizado;
12- Cuidar da expressão vocal;
13- Movimentar-se harmoniosamente;
14- Comunicar-se com o olhar;
15- Acelerar o mecanismo de compreensão;
16- Criar um estilo pessoal;
17- Treinar, treinar e treinar.

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES
• Medo é indesejável, mas é normal aos oradores. Use osaspectos positivos dele;
• Admita seu medo. Procure compreender as suas origens;
• Você não precisa e não deve demostrar seu medo.Mantenha sua privacidade;
• Utilize a adrenalina produzida pelo medo em seu benefício.Carisma e adrenalina são coisas muito ligadas;
• Encare o público como seu aliado. Transmita sempre osentimento de: "Sinto-me feliz por estar na companhia de vocês";
• Prepare-se. Pense de forma positiva sobre si. Repita sempre consigo mesmo qualquer frase que contenha forte apelopositivo, como por exemplo: "Estou preparado e equilibrado.Sou convincente, positivo e forte. Também estou tranqüilo econfiante";
• Falar em público é uma arte que só melhora com o tempo. Aplique-se a ela;
• medo é vencido pela determinação e pelo treinamento.

Como montar um currículo!

Muitos excelentes profissionais não chegam à primeira entrevista exatamente porque não sabem apresentar adequadamente suas credenciais e perdem ótimas oportunidades de trabalho para outros candidatos, não tão qualificados quanto eles, mas que sabem como apresentar adequadamente suas qualificações.
Diante disto, ao elaborar o seu currículo, observe o seguinte:

1- Personalizando seu currículo

Nenhuma posição ou vaga é igual a outra. Portanto, o seu currículo não pode ser padronizado.
Analise cada uma das oportunidades que aparecem e faça as adaptações necessárias, personalizando-o para cada tipo de oportunidade surgida, valorizando mais ou menos determinados aspectos de seus dados, conforme o perfil proposto pelo requisitante.
Nunca minta. O máximo que se permite é omitir alguma informação, desde que isso não venha impactar nas etapas seguintes no processo de recrutamento, seleção e contratação.

2- Objetividade e clareza

Pense muito bem antes de encaminhar um currículo com mais de duas folhas, ainda que você tenha qualificações e outras habilidades para encher um livro. Utilize no máximo três folhas.
Nada de relatar todo o seu histórico escolar, todos os seus documentos e dados pessoais, todos os seus empregos, todos os cursos, palestras, seminários que você já participou na vida.
Preocupe-se em relatar apenas aquilo em que você realmente é bom e tem de melhor ou as informações que forem solicitadas, dando a ênfase adequada, em consonância com os requisitos da vaga ou posição em disputa.
Não faça textos explicando os assuntos. Utilize o recurso de frases curtas de, no máximo, três linhas, adotando um estilo direto, objetivo, claro e sucinto.

3- Questões de ordem

Nada de encadernação, folha capeando, plastificação. Evite xérox, principalmente as de má qualidade.
Você pode escolher um outro tipo de letra em seu micro, diferente da que acompanha este software, mas sempre escolha uma que facilite a leitura, bem como dê ao seu currículo uma sóbria, elegante e adequada aparência.
Nunca junte cartas de referências ou certificados de conclusão, de qualquer espécie, por melhor que sejam, e nem envie fotos junto com o seu currículo.
Exceto quando solicitado, não informe pretensão salarial e nem o último salário.
Use envelope grande, evitando que seu currículo chegue amassado ou dobrado.
O tipo de papel que você escolher para imprimir seu currículo pode fazer uma enorme diferença na aparência e estética geral. Experimente, por exemplo, usar papel de outras cores claras (azul, verde, amarelo, rosa, etc), de outra gramatura e de outro tipo (como o vergê).
Antes de encaminhar o currículo, leia-o e releia-o para se assegurar de que não há erros gramaticais.
Sempre que enviar o seu currículo, faça-o acompanhado de uma carta, de preferência manuscrita, procurando - em curtas palavras - demonstrar as razões de seu especial interesse pela posição em disputa. A carta, se bem redigida, pode ajudar na apresentação de seu currículo, despertando mais interesse no selecionador.
Encaminhe-o, preferencialmente, pelo correio. Evite fax, pois compromete a aparência.
Date e assine o seu currículo, sempre que enviá-lo para alguém.

4- O que deve ser colocado no currículo?

Um bom currículo deve conter basicamente as seguintes informações:
-Dados básicos de identificação
Neste tópico você deve apresentar apenas as seguintes informações ou dados, relacionados com sua identificação básica: Nome, Endereço, Telefone, Estado Civil, Nascimento e Local, Nacionalidade, Número de Dependentes, incluindo esposa. Não há a menor necessidade (e nem é recomendável) que você forneça outros dados que o identificam, como por exemplo: Documentação, Filiação, Parentesco, Nome da esposa, Nome e idade dos filhos.
Como regra geral, não mencione esses dados em seu currículo, exceto quando solicitado ou quando estiver em processo final de contratação, pois não são informações relevantes para o entrevistador, nos processos de recrutamento e seleção de pessoal. Muito ao contrário, costumam depor contra a qualidade do currículo e do candidato.
Mencione o seu nome completo, sem abreviaturas. O endereço para contato deve ser, preferencialmente, o residencial.
Considerando que nem sempre o seu currículo vai estar sendo manipulado por pessoas devidamente preparadas ou orientadas para usar de discrição e ética adequadas, evite fornecer o seu endereço comercial para contato, pois em algumas circunstâncias você poderá ficar diante de situações pouco confortáveis, mediante a exposição inadequada de seus dados e de sua situação perante o mercado de trabalho.
Você pode indicar mais de um telefone. Mencione se o telefone é residencial, comercial, celular ou para recados. Se for telefone para recados, mencione o nome da pessoa com quem o recado deve ser deixado, orientando-a quanto à confidencialidade de seus dados e de sua situação perante o mercado, bem como quanto à agilidade em repassar os recados. Por causa das mesmas restrições e possíveis problemas relacionados com o seu endereço, evite fornecer número de telefone comercial para contato.
Indique o endereço de sua página pessoal (se houver) na internet ou de seu endereço eletrônico "e-mail".
Cada vez mais as empresas estão aderindo a esta via de informação. Se você possuir página pessoal na rede (pense nas vantagens de tê-la), isto só poderá ajudá-lo, muito embora o uso desta ferramenta, no Brasil, ainda seja muito restrito.
O seu estado civil sempre deve ser mencionado em seu currículo. Entretanto, tenha em mente que o preconceito ainda está presente em nossas relações. Se a triagem de seu currículo for feita por pessoa não habilitada para tal ou por pessoas preconceituosas, há o risco de ele ser logo eliminado, sem que seus outros dados (e mais importantes) sejam sequer analisados.
O mercado de trabalho lida muito mal com informações sobre idade. Para alguns cargos a questão da idade pode ajudar ou mesmo recomendar. No entanto, para outros cargos, o efeito pode ser contrário. E isto pode ocorrer em decorrência de exigências ou características próprias do cargo ou por mero preconceito ou despreparo do contratante.
O seu local de nascimento e nacionalidade também são informações que você pode destacar ou não em seu currículo, ou simplesmente omitir. Isto vai depender muito de cada caso, situação, circunstância ou finalidade em que seu currículo estiver sendo analisado ou encaminhado. Por exemplo: Se uma empresa em determinada região, por falta de opções locais, estiver procurando por profissionais em outras regiões, pode optar por profissionais (em princípio que estejam em igualdade de condições curriculares) que demonstrem maior facilidade de adaptação ao local em que ela está situada. Destacar este aspecto pode ser interessante em algumas oportunidades. Por outro lado, e infelizmente, você não deve ignorar que existem posturas provincianas e racistas em nosso meio. Essas posturas e preconceitos descabidos ora podem beneficiar, ora podem atrapalhar o candidato.
O ideal é que você seja sempre assertivo com os seus dados, doa a quem doer. Analise bem o tipo de anúncio que está respondendo, adaptando-o segundo seus interesses e características do requisitante. Se achar que não precisa correr riscos por conta de posturas preconceituosas, opte por omitir algumas destas informações em seu currículo ou posicioná-las no final, de tal forma que a pessoa que o está analisando concentre-se no mais importante e releve esta informação a um segundo plano.
-Áreas ou cargos de interesse
Mencione, objetiva e resumidamente, em quais áreas ou cargos você gostaria de atuar ou para os quais você apresenta as melhores qualificações. Podem ser mencionados tanto cargos como áreas de interesse. Você pode mencionar mais de um cargo ou área de interesse, de acordo com suas qualificações. Evite denominações muito amplas ou genéricas de áreas que não comunicam direito o que você pretende ou que está qualificado para desempenhar, exceto se você tem o domínio amplo sobre ela, podendo exercer várias atividades em vários níveis dentro dela. Sempre que possível procure usar terminologia, tanto para cargos como para áreas, que seja facilmente compreendida ou identificada pelo mercado. Procure usar apenas uma única linha de seu currículo para fornecer esta informação. Se precisar, utilize no máximo duas.
-Formação acadêmica
Mencione apenas os cursos regulares relativos ao último grau que você freqüentou ou está freqüentando e cursos de formação técnico profissional. Muitas pessoas, equivocadamente e desnecessariamente, costumam indicar todo o seu histórico escolar - desde o 1º grau , o que só depõe contra a qualidade do currículo e do candidato.
Além do nome do curso ou da área de formação, mencione também outros dados que qualificam o curso, como por exemplo o nome da faculdade ou escola (especialmente quando se tratar de escola ou faculdade de competência reconhecida no mercado - nacional ou internacionalmente), o local e se possui registro do diploma no respectivo conselho de classe. Se fez algum curso de pós-graduação, mestrado ou especialização, dê igualmente o devido destaque.
Importante: Não misture informações sobre FORMAÇÃO ACADÊMICA com informações relacionadas a CURSOS EXTRA CURRICULARES, que deverão ser apresentadas em um tópico específico em seu currículo.
-Principais habilidades e qualificações
Importante. Este é um dos principais, senão o principal tópico de seu currículo. Você deve elaborá-lo com a máxima clareza e cuidado possível . É nele que você vai resumir todas as suas principais habilidades e qualificações, adquiridas ao longo de sua vivência profissional e pessoal, através de experiências com trabalhos realizados, formação acadêmica, cursos de desenvolvimento e aperfeiçoamento pessoal e profissional, relacionamentos e de outras experiências em seus vários papéis no dia a dia.
Demonstre as habilidades e qualificações que foram adquiridas através de sua experiência profissional, pela sua formação acadêmica e outros cursos realizados. Ao demonstrá-las, procure oferecer indicadores mensuráveis ou indicadores que demonstrem a exata dimensão, intensidade e importância delas, como por exemplo: valores manuseados, ramo de negócio (eventualmente nome da empresa, se for conhecida) , equipamentos utilizados, nível de participação e envolvimento, posição hierárquica, ambiente organizacional, etc.
É neste item que você deve mencionar, também, suas outras habilidades e qualificações, a saber:
* no uso de computador, sistemas e equipamentos especiais;
* conhecimento de outras línguas;
* habilidades e conhecimentos adquiridos em experiências com viagens internacionais.
Concentre-se em transmitir quais são os seus pontos fortes ou quais os pontos que você tem domínio e que estejam diretamente e intrinsecamente relacionados com as áreas ou cargos de seu interesse e que foram mencionados no currículo. Seja objetivo e conciso em suas idéias. Escreva frases curtas (no máximo de duas a três linhas por frase). Cuidado para não confundir ou misturar informações que dizem respeito aos tópicos PRINCIPAIS HABILIDADES E QUALIFICAÇÕES e PRINCIPAIS TRABALHOS REALIZADOS. No primeiro caso, as informações dizem respeito à capacidade, às habilidades e outras características que você efetivamente possui. No segundo, que vem logo a seguir, as informações dizem respeito apenas aos trabalhos que efetivamente você já realizou ao longo de sua carreira.
-Principais trabalhos realizados
Este tópico é de preenchimento opcional e só deve ser utilizado se, de fato, você realizou trabalhos, ao longo de sua carreira profissional, que, agregados às suas habilidades e qualificações, que você já mencionou no item específico, melhor possam credenciá-lo perante o mercado. Portanto, não mencione qualquer trabalho só para preencher espaços.
Ao mencionar os trabalhos, de maneira bastante objetiva, concisa e em frases curtas, procure dar informações que indiquem a complexidade dos mesmos, o ambiente em que foi realizado (inclusive a empresa, se for conhecida), os resultados alcançados, bem como o seu grau de envolvimento e participação.
-Cursos extra curriculares
Não há necessidade e nem é recomendável mencionar todos os cursos que você realizou ao longo de sua trajetória profissional. Mencione apenas aqueles cursos que decisivamente contribuíram para o seu desenvolvimento e aperfeiçoamento profissional ou que podem interessar ao tipo de empresa para a qual você está encaminhando o seu currículo.
É importante distinguir os cursos de formação ou de aperfeiçoamento e desenvolvimento profissional dos cursos de complementação ou extensão acadêmica e mencioná-los nos itens apropriados. Comece pelos mais recentes. Cite o nome do curso ou o seu conteúdo e a entidade realizadora. Opcionalmente você pode informar a duração, o local e, eventualmente, o docente.
-Participação em seminários, congressos e palestras
A idéia básica neste tópico é demonstrar e sinalizar para a empresa que analisa o seu currículo o grau de preocupação e interesse que você tem em se manter atualizado e participativo em relação aos assuntos e novidades de sua área de atuação.
Devem ser mencionadas apenas as informações sobre seminários, feiras, congressos, palestras, etc. nos quais você participou - não como um dos palestrantes ou conferencistas- mas fazendo parte do público.
Caso tenha atuado como palestrante, esta informação deve ser mencionada no item PRINCIPAIS HABILIDADES E QUALIFICAÇÕES e, eventualmente, no item PRINCIPAIS TRABALHOS REALIZADOS.
A exemplo do item CURSOS EXTRA CURRICULARES, não há necessidade e nem é recomendável mencionar todos os eventos dos quais você participou ao longo de sua trajetória profissional. Mencione apenas os que você julga que foram mais importantes ou que acrescentaram benefícios para você.
Comece pelos mais recentes. Cite o nome do evento ou o tema e a entidade realizadora. Opcionalmente você pode informar a duração, o local e, eventualmente, o docente.
-Principais vínculos de trabalhos
Neste tópico você deve demonstrar para a empresa que está analisando o seu currículo o resumo de sua trajetória profissional, com ou sem vínculo empregatício. Não há necessidade de mencionar todo o seu histórico profissional, em ordem cronológica de acontecimento, nem mencionar experiências que nada acrescentam para a empresa que o está procurando. Mencione apenas os principais vínculos empregatícios ou atividades autônomas que você já teve ao longo de sua carreira, da mais recente para a mais distante, começando pela atual. Se tiver muitas passagens, mencione apenas as cinco últimas ou as mais significativas.
Ao preencher os campos, utilize os espaços de forma adequada e bastante comunicativa de tal forma que quem esteja lendo consiga se situar na informação sem muito esforço. Mencione o nome da empresa na qual está trabalhando atualmente ou tenha trabalhado anteriormente. Se for ( ou foi) atividade autônoma, especifique-a. Dê informações que identifiquem a localização da empresa. Não há necessidade de colocar o endereço completo. Indique apenas a região, a cidade e o estado. Mencione o setor econômico ou ramo de atividade de atuação da empresa, quais os principais produtos ou serviços que são oferecidos ou prestados por ela. Mencione o título do cargo ou função inicial e o que você está ocupando atualmente ou a última, bem como as datas de admissão e desligamento.
-Informações complementares
Você pode utilizar este item para dar uma série de outras informações, que não se enquadraram nos itens anteriores, mas que podem contribuir para sua melhor apresentação. Nele você pode mencionar suas atividades paralelas, extra profissionais, tanto no passado como no presente, como por exemplo: participação em entidades representativas ou de classe, atividades comunitárias, atividades políticas, religiosas, associativas, etc. Importante. Não perca de vista a finalidade do currículo. Dê informações que, de fato, o credenciam melhor para a vaga de seu interesse ou que podem despertar interesse nos seus futuros interlocutores nas entrevistas.
-Referências
Alguns profissionais da área questionam o uso dessas informações no currículo. Outros, no entanto, apesar de acharem o assunto muito delicado, consideram essas informações importantes no processo de recrutamento e seleção de pessoal.
Diante destas posições, considere a importância de fornecer informações que possibilitem à empresa que está analisando o seu currículo tirar referências a seu respeito, tanto profissionais como pessoais.
Nossa opinião é que você deve procurar oferecê-las. Entretanto, ao fazê-lo em seu currículo, considere que, implicitamente, você estará dando permissão para que os contatos sejam estabelecidos. Tome os devidos cuidados para não cometer gafes ou provocar constrangimentos para você ou para a pessoa a ser consultada.
Se mencionar alguém, dê todos os dados que facilitem a sua identificação e seja fácil de localizar. Mantenha essa pessoa informada sobre sua iniciativa, para que não seja surpreendida com a consulta e fique à vontade para poder conversar a seu respeito.
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-Testes e Avaliações

Algumas organizações (não é a maioria), adicionalmente ou paralelamente às entrevistas, se utilizam de testes e outros instrumentos de avaliação durante o processo de recrutamento e seleção de pessoal.
São aplicados conforme as necessidades e características da posição que está sendo preenchida, investigando aspectos comportamentais, habilidades e conhecimentos específicos, perfil psicológico, vocacional, emocional e coordenação motora, entre outros aspectos, através de provas situacionais, análise grafológica, mapeamento cerebral, análise astrológica, testes psicológicos, jogos, vivências, dramatizações e uma série de outros instrumentos e recursos.
Normalmente os profissionais da área de seleção utilizam os testes e outros instrumentos de avaliação como instrumentos de apoio. Eles sabem que, isoladamente, os testes têm pouca serventia. Mas dentro do contexto todo do processo de seleção podem oferecer recursos e argumentos para esclarecer dúvidas, reforçar pontos ou para desempatar posições na escolha final dos candidatos.
Portanto, as conseqüências e benefícios provocados pelos resultados de seus testes e outras avaliações vão depender da ênfase que cada empresa dá para eles.
Dificilmente, por mais "positivos" e "interessantes" que sejam os seus resultados nos testes e avaliações, você terá assegurada a sua contratação. No entanto, em algumas situações, resultados "negativos" ou "desinteressantes" podem significar a interrupção de sua continuidade nas etapas seguintes do processo de seleção.
Normalmente, como já dissemos anteriormente, os testes e avaliações serão utilizados como instrumentos de apoio a uma tomada de posição final de escolha entre os candidatos.
Por estas razões, diante de situações em que os testes e outros instrumentos são utilizados, o melhor conselho que podemos dar para você neste momento é relaxar e não tentar investigar a finalidade dos testes e outras avaliações, tentando com isso tirar nota 10. Ao invés disto, concentre-se em atender ao solicitado, da maneira mais natural e assertiva que você puder.
O fundamental é que os testes e outros resultados de avaliação reflitam você e seu momento - não importando as implicações.
Apenas para sua curiosidade e conhecimento ou, quem sabe, para que você possa se sentir mais seguro e confortável diante de eventual aplicação de algum teste ou avaliação, saiba que os recursos mais utilizados em processos de seleção, são os seguintes:
Testes relacionados à personalidade: avaliam ou identificam aspectos relacionados com sua estrutura de personalidade, enfocando funções básicas como afetividade, criatividade, equilíbrio emocional, agressividade, fatigabilidade, depressão, capacidade cognitiva, ritmo, ambição e intelecto;
Testes relacionados à inteligência: avaliam sua capacidade intelectual, de raciocínio lógico e matemático - o que chamamos de teste de QI;
Testes relacionados à identificação de habilidades, características e aptidões específicas: avaliam fluência verbal, rapidez de raciocínio, atenção concentrada, habilidade numérica, memória visual, relações espaciais, uso de linguagem, coordenação motora e capacidade liderança;
Testes relacionados a conhecimentos específicos (provas situacionais): avaliam o seu grau de conhecimento, capacidade e experiência no cargo ou função que você está se candidatando;
Testes vocacionais: avaliam suas aptidões e vocação natural ou mais adequada ao seu perfil psicológico e comportamental;
Jogos e Vivências: Podem ser individuais ou em grupo. Normalmente são divertidos ou apresentam prazer.
Invariavelmente são extremamente benéficos - tanto para o processo de seleção em si como para você, pois durante sua realização, além de você estar fornecendo informações importantes sobre suas características, habilidades e conhecimento para seus avaliadores, ao mesmo tempo você estará passando por experiências de convivência e de auto-conhecimento riquíssimas para seu desenvolvimento e aperfeiçoamento pessoal e profissional.
Dinâmicas de grupo: Normalmente em grupo de 8 a 12 pessoas. Quase sempre trabalhada sobre um tema específico, de preferência relacionado com a virtual realidade do dia-a-dia da posição em disputa. Podem durar o dia inteiro, com intervalos apropriados.
Na dinâmica participam: os selecionadores; os requisitantes (futuros chefes); pessoas especialmente convidadas; parceiros de mesmo nível dos requisitantes ou da posição em disputa dentro da empresa; futuros subordinados - eventualmente -, todos eles agindo como espectadores e observadores passivos; e os candidatos, que agem como atores ativos no processo.
No transcorrer da dinâmica (e, muito importante, inclusive nas pausas para descanso ou intervalos para almoço e café) você estará sendo observado em seus mínimos detalhes.
Não há como passar-lhe ensinamentos, pois só você deverá saber o que fazer durante cada tarefa ou solicitação. Mas algumas recomendações são válidas: não se atrase; seja participativo; demonstre interesse; mostre vibração; seja leal, solidário e solícito com os outros candidatos; não entre em polêmica contraproducente com colegas e observadores.
Busque sua naturalidade e não jogue, deliberadamente, para ou com a platéia de observadores.
Normalmente os recursos ou instrumentos de avaliação, utilizados nos processos de recrutamento e seleção, são aplicados ou conduzidos por psicólogos ou por estagiários em psicologia por eles adequadamente orientados, preparados e supervisionados.
Em outras ocasiões, outros profissionais que atuam em seleção podem também ser utilizados, normalmente em trabalhos em que a qualificação técnica e legal não seja exigida.
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Entrevistas
Todas as etapas que envolvem um processo de recrutamento e seleção de pessoal são de extrema importância, mas nenhuma delas é mais importante que a etapa das entrevistas. E quanto mais finais forem as entrevistas, mais importantes e fundamentais elas irão se tornando.
De todas as etapas é, sem dúvida, onde mais a subjetividade se destaca, a adrenalina de ambos os lados fica alterada e os envolvidos ficam expostos a situações imprevistas, a constrangimentos, a emoções e a uma série de outros sentimentos. É a etapa onde se decidem as coisas, de um lado e de outro.
É uma etapa onde tanto o entrevistador quanto o candidato devem estar preparados. No entanto, com alguma freqüência, ocorre o desencontro de preparação. Ora o candidato está preparado e o entrevistador não ou ao contrário.
O maior risco é quando o entrevistador não está preparado. Aí tudo vira uma questão de sorte e de oração. Vai saber o que se passa pela cabeça dele? O que será que ele entendeu de seu posicionamento? O despreparo dele tanto pode ajudar como atrapalhar.
Sendo chamado para as entrevistas, recarregue suas baterias, pois as suas chances estão aumentando. De novo, não se entusiasme demais.
Normalmente as primeiras entrevistas são uma espécie de "pente fino" ou uma continuação do processo de recrutamento. São feitas por profissionais ou técnicos da área responsável por recrutamento e seleção de pessoal ou por pessoas às quais esta missão foi delegada.
Não são propriamente essas pessoas que decidem por sua contratação, mas possuem um grande poder de influência que podem atrapalhá-lo ou ajudá-lo na continuação do processo. A área requisitante dá muita importância às opiniões e observações produzidas por eles. Dificilmente uma contratação será efetivada com observações contrárias por eles emitidas.
Não cometa o erro de desqualificá-los. Comporte-se adequadamente, vendendo o seu peixe com todo o entusiasmo, seriedade e motivação, independentemente de sua posição hierárquica em relação a eles, na hipótese de contratação. Na seqüência, sendo chamado, suas chances serão de uma em cada cinco. Este, normalmente, é o número máximo de candidatos finalistas e você já estará diante da área requisitante, de seu futuro chefe, de seus futuros parceiros de trabalho e outros superiores.

terça-feira, 11 de dezembro de 2007

Poesia !

ODEIO NÃO PODER TE ODIAR

Odeio a mim por não poder odiar a ti.
Pois, sempre quando acordo é em você que penso,
E toda vez que sei que vou te encontrar, meu coração bobo insiste em bater forte.
Os meus olhos são traidores por que é você que eles querem ver, ás vezes queria cegá-los
para não ver meu sofrimento.
Tento disfarçar, finjo estar tudo bem, mas parece que engano a todos; menos você, pois
de longe você escuta meu coração batendo.
Você tem orgulho e isso o afastou de mim, hoje sou eu que tenho orgulho e evito te encontrar.
Estou aqui pensando em você, mas minha única companhia é a solidão.
Queria te odiar, mas sei que este é o sentimento mais próximo do amor.


Esta poesia é somente para provar que entre sentimentos tão hostis pode haver belos sentimentos.Se não acredita tudo bem,mas por favor não me odeie.

(Vanessa de Oliveira)




sábado, 1 de dezembro de 2007

Emoções,a grande questão!

Olá!

Hoje resolvi falar de algo que pra muitos(principalmente as mulheres) é complicado falar:Os sentimentos!
Tenho visto ultimamente algo que realmente traz espanto,as pessoas já não falam do que sentem,preferem simplesmente omitir;como se fosse fácil esconder suas frustações, medos, derrotas,etc.Na verdade não fomos treinados para os sentimentos,e sim jogados de forma brusca à eles. Difícil entender,não é Concerteza vocês já devem ter ouvido falar essa frase:" cansei de ilusões"poís ela é campeã na linguagem feminina.O que se passa é que não estamos acostumados e muito menos certos do que sentimos,e ás vezes encarar a verdade não é nada fácil;por isso digo a você que se tiver medo de expessar o que sente,no futuro sentirá mais medo de ser você,de descobrir você e poderá perder chances,oportunidades,bilhetes de sorte;somente por que teve medo de mostrar o que você é,por que teve medo de tentar. O primeiro passo sempre é complicado, principalmente se andarmos por cima de ilusões demasiadamente altas;temos medo da queda,por que pode ser alta demais. "Se sempre pensarmos nas quedas da vida,jamais pularemos o muro da liberdade e dos momentos de alegria."
Bjos!!!!